How To Be Alone | Como Ficar Só


Em um momento introspecto, milhões de coisas acontecendo e em todo o lugar que procuro ajuda eu escuto a mesma coisa: "o que diz aí dentro?", e a verdade é que por muitas vezes, principalmente quando moramos com alguém ou/e vivemos em função de seus sentimentos, acabamos por negligenciar nossos próprios sentimentos. É por isso, que esse video da Tanya Davis em parceria com um monte de outras pessoas, mexeu tanto comigo e me fez tanto sentido. Procurei o poema escrito na internet e o traduzi, para quem não entenda inglês, mas mesmo quem não entende o inglês, veja o filme, é uma fofura a edição e o som.
Momento reflexão do feriado!

Beijos,



Como Ficar Só
Se você estiver pela primeira vez sozinho, seja paciente.
Se você não costuma ficar sozinho muito, ou quando você estiver, se você não estiver acostumado com isso, então apenas espere. Você verá que está tudo bem em ficar sozinho, quando você abraçar a ideia.
Nós podemos começar com os lugares aceitáveis, o banheiro, a cafeteria, a biblioteca, onde você pode ler o jornal, onde você pode conseguir sua cafeína, sentar e ficar lá. Onde você pode navegar nas pilhas e cheirar os livros; você não deve conversar muito lá dentro, então você estará a salvo.
Tem também a academia, se você é tímido, você pode ficar com você mesmo e espelhos, você pode colocar fones de ouvido.
Tem também o transporte público, porque estamos todos indo a lugares.
E há também a reza e a meditação, ninguém vai pensar menos de você se você estiver procurando paz e salvação.
Comece simples. Com coisas que você talvez tenha evitado antes baseado na sua tentativa de evitar estar sozinho.
O balcão, onde você estará cercado de desconhecidos, empregados que só tem uma hora de almoço e suas esposas trabalham do outro lado da cidade, e eles, como você, estarão sozinhos.
Resista a tentação de passear com o seu celular.
Quando você está confortável com: "almoçar e sair correndo", leve-se para jantar; um restaurante com toalha de linho e talheres de prata. Você não é uma pessoa menos intrigante por comer sobremesa sozinha e limpar  o creme do prato com o dedo. De fato, algumas pessoas em mesas lotadas vão desejar estar onde você está.
Vá ao cinema. Onde é escuro e penetrante, sozinho em seu lugar no meio de uma comunidade fugaz.
E aí leve-se para dançar, em um clube que ninguém te conheça, permaneça em pé naquele chão até as luzes te convencerem mais e mais e a música te mostrar. Dance como se ninguém estivesse olhando porque eles provavelmente não estarão. E se eles estiverem, presuma que é com as melhores intenções. O jeito que o corpo se mexe, genuínamente as batidas, é afinal de contas, deslumbrante e comovente. Dance até que você soe. E gotas de suor te lembram as melhores coisas da vida. Escorrendo por suas costas, como um livro de bençãos.
Vá a floresta sozinho, e as árvores e esquilos vão olhar por você. Vá a uma cidade desconhecida, vasculhe as ruas, sempre há estátuas com quem conversar, e bancos feitos para estranhos sentarem e dividirem histórias, mesmo que por um minuto, e esses momentos podem ser tão elevados e a conversa que você teve, tendo sentado sozinho, talvez nunca tivesse acontecido com você se você não tivesse se sentado lá.
A sociedade tem medo de ficar sozinha. Como corações solitários se definhando nos porões. Porque pessoas devem ter algum problema, se ninguém está as namorando.
Mas solidão é uma libertação que respira fácil e não pesa, e a solidão pode ter poder de cura, se você permitir.
Você pode estar envolvido por grupos ou de mãos dadas com seu parceiro(a), e parecerem cada vez mais na procura de companhia.
Mas ninguém está na sua cabeça. E até que você traduza seus pensamentos uma essência deles talvez se perca e talvez fique apenas mantido. Talvez no interesse de amar a si próprio, todas as propagandas desde a pré-escola até o ensino médio, tenham nos marcado para esperar pela a solidão.
Porque se você é feliz na sua cabeça, então a solidão é uma benção, e ficar sozinho é aceitável.
Está tudo bem se ninguém acredita como você, que todas as experiências são únicas, ninguém tem as mesmas percepções, não podem pensar como você, e por isso fique aliviado, mantem as coisas interessantes, coloca a mágica da vida ao seu alcance, e não significa que você não tem conexão, e que a comunidade não está presente, apenas veja sob outra perspectiva o que você entende por ser uma pessoa e uma cabeça e sinta os efeitos disso.
Pegue o silêncio e o respeite.
Se você tem uma arte que necessite prática, pare de negligenciá-la, se sua família não entende a você ou uma seita religiosa não é feita pra você, não fique com obsessão a isso.
Você poderia estar cercado em um minuto, se precisasse.
Se o seu coração está sangrando, faça disso o melhor que puder.
Há calor no congelamento, seja testemunha disso.

Um comentário:

  1. Lindo, Bá.

    O video é tão suave, passa uma calma daquelas q da vontade de simplesmente sair andando por ai.

    Belo achado, moça.

    bjs

    ResponderExcluir