Como Funciona a Panela de Pressão?

via Loucos por Ciência 

A postagem de hoje é uma tentativa de ajudar as donas de casa novatas - feito eu - que possam ter dúvidas sobre a panela de pressão! Se mal utilizada ela pode ser muito perigosa sim, mas se você souber cuidar dela, ela é um santo remédio quando se tem pressa em preparar os alimentos. Existem muitos medos em torno deste assunto e eu espero acabar com eles, pois fiz uma pesquisa bem grande a respeito, mal de professora, rs. E eu dedico essa postagem a minha prima Renata Stort, que recentemente demonstrou querer aprender mais.


Como funciona?
A panela comum quando chega no ponto de ebulição, que em uma atmosfera normal acontece a 100ºC, ela não aumenta a temperatura, não adianta aumentar o fogo! Já na panela de pressão, ela pode chegar até 120ºC, além da pressão maior que acontece dentro dela, óbviamente.

Cuidados
- Dentro da panela tem uma marca que é o nível máximo que você pode preencher com alimentos. Um terço da altura da panela precisa ficar livre, caso não encontre a marcação. Esse espaço é para evitar que o alimento em ebulição não obstrua o caminho de escape da válvula.
- Fique atento ao ruído da panela. Se ele for interrompido de repente, desligue-a e espere esfriar.
- Lave sempre bem a válvula, para evitar que ela entupa! Limpe o orifício com cuidado, desobstruindo-o de qualquer sujeira. Limpe o pino direitinho também.
- Quando a panela começar a soltar vapor, abaixe o fogo. Como você já sabe, a temperatura da água não vai mais aumentar.
- A qualquer sinal de escape de vapor pela borracha, troque-a.
- Não abra a panela sem que todo o vapor tenha saído (repetindo, para você não esquecer)
- Não permita a presença de crianças dentro da cozinha quando a panela estiver funcionando
- Consulte sempre seu manual de instruções. Lá você vai ter certeza das informações sobre o uso da sua panela, de acordo com o modelo dela.

via http://socorronacozinha.wordpress.com

Algumas Receitas
Macarrão
Carne Assada Acebolada
Feijão
Feijão Branco com Legumes
Bacalhau a Gomes de Sá
Torresmo
Doce de Leite

Beijos,

Um comentário:

  1. Prima... adorei!
    Sugiro até que os fabricantes de panela de pressão passem a utilizar as suas instruções como manual de utilização.
    De verdade, me esclareceu muito. Ainda não utilizei aquela panela que ganhei da minha mãe, mas agora me senti mais segura e vou fazer uma das receitas indicadas aqui. Vou tirar foto e envio!
    Obrigada... adorei! :0)

    ResponderExcluir