Responsabilidade Social

Não é segredo pra ninguém - que me conhece ou/e lê este blog - que eu sou uma "ecochata", rs. Se não me acredita, pergunte pro meu amigo japonês o que eu fiz quando ele jogou uma caneta pra fora do carro, em um ataque de raíva, porque a mesma não funcionava. Não, eu não bati nele! Eu desci do carro e fui buscá-la no meio da rua. Também liguei para polícia rodoviária certa vez que estava indo para a baixada, e vi um cara jogar uma latinha de cerveja para fora da janela, neste caso eu não pude recolher a latinha, mas a polícia foi atrás dele por dirigir alcoolizado.. muahaaaaaa! Brincadeiras à parte, não é impossível bancar o Capitão Planeta, de fato podemos fazer escolhas diárias que farão toda a diferença e errada está a pessoa que não acredita que a atitude de um pode ser significativa. Preparei uma pequena listinha de atitudes verdes, peço porfavor que façam três coisas: 1º leiam, as vezes você pensa que sabe tudo e descobre que pode aprender mais ou pode ensinar mais, aí que vem o 2º pedido, deixe nos comentários dicas/atitudes que eu possa ter me esquecido ou realmente não saber e 3º passe a diante!

[!] - Todos os materiais devem ser separados e existem lugares especiais para coleta, caso seu condomínio ou município não faça a coleta seletiva, mas existem também outras coisas que podemos fazer. No final dessa lista, tem o endereço desses postos de coleta.
Papel
Papéis impressos de um lado só de uma apostila ou algo parecido feitos por terceiros podem ser divididos em partes menores e iguais, virarem bloquinhos e serem usados o verso. E impressões feitas por você, podem ser feito frente e verso! Fica mais leve, mais fininho, é econômico e não estraga papel a toa e depois de utilizado, nada de jogar no lixo comum, hein? O mesmo vale para revistas e listas telefônicas antigas!

Metal e Vidro
Existem inúmeros artesanatos que reutilizam essas embalagens, este blog "O que fazer com..." tem ótimas ideias. Aqui em casa eu guardo garrafas e potes de geléia para meus alunos desenharem nas aulas de desenho de observação, para colocar velas e flores e enfeitar a casa.

Plástico
Tampinhas de sucos e refrigerantes viram jogos de tabuleiro na minha escola!  E garrafinha de água é reutilizada vááááááárias vezes. Fora isso eu simplesmente separo para a reciclagem. Mas tem ideias legais com garrafa pet aqui. No seu trabalho você pode e DEVE, levar seu próprio copo e evitar o desperdício de copo descartável! E sugerir que separem o lixo de copos sujos com água dos copos sujos de café, para visitantes. E nas suas compras, você pode e DEVE levar suas próprias sacolas retornáveis e diminuir com isso as temidas sacolinhas de supermercado!

Baterias, Pilhas e Cartuchos de Impressoras
Eu levo minhas pilhas e baterias na Loja da Motorola no supermercado Sonda em São Bernardo.  Os cartuchos de impressora, cada empresa tem uma política ambiental, este post aqui explica como fazer com o produto de cada empresa. E o descarte de pilhas pode ser feito no Santander.

Isopor
e Caixa de Ovo
O Isopor não é reciclado, novamente há muitos que fazem artesanato com isopores comprados ou reaproveitados de embalagens. Eu utilizo bandejas de isopor para misturar tinta, colocar cola, apoiar potes de tintas, vasos na escola e em casa. Vi neste blog aqui uma pessoa fazendo patchwork em isopor e em outro, a ideia de picar o isopor e reaproveitá-lo misturado de pedaços de espuma, no enchimento de almofadas. Aquelas bandejas lisas (sem bordas) eu faço como essa site aqui ensina, e utilizo para fazer "bandejogravura" com os alunos ;). As caixas de ovos eu dou para uma amiga do trabalho, que mora no Riacho Grande em uma chácara e tem uma mini-granja, mas tem quem utilize para deixar secar e pintar coisas redondas e elas não rolarem pela mesa e lustres, máscaras, jogos, embalagens e um monte de outras coisas, dá uma olhadinha aqui!

Óleo de Cozinha
Nada de pia!!! Nada de dar pra quem faz sabão!!! Óleo tem que ter destino certo e o grupo Pão de Açúcar, faz a coleta e o descarte/reuso corretamente! Antigamente bastava eu levar pra escola em que eu trabalho, o antigo professor da escola da família tinha uma empresa parceira que recolhia, agora eu levo no Pão de Açúcar. Lembrando que a melhor forma de armazenar é esperar ele esfriar e colocá-lo em uma garrafa pet transparente.

[!] - Outra forma de ajudar em casa é utilizando produtos amigos da natureza, sacos de lixos e produtos de limpeza biodegradáveis, escovar os dentes com a torneira fechada, tomar cuidado com a torneira aberta também na hora de lavar a louça, não limpar o quintal com mangueira e todas aquelas coisas que todos sabemos e poucos fazemos.


Eis os postos de coleta, nos estalebecimentos do Pão de Açúcar, Compre Bem e Extra: http://www.paodeacucarverde.com.br
Pra quem mora no ABC como eu, o Pão de Açúcar da Sta. Filomena em São Bernardo do Campo recolhe e em Santo André na Rua das Figueiras e em São Caetano na Rua Maranhão. Os do litoral de Santos e São Vicente também tem posto de coleta, na capital o número de estabelecimentos, óbviamente, é maior!

Beijos,


4 comentários:

  1. Bem, oq eu faço:

    Tudo em casa vai p/ a reciclagem. Tenho um pai mais ecochato do q eu q não deixa passar nada de reciclagem no lixo comum.

    Oleo tb separamos e levamos p/ a cooperativa (coop) ou minha mãe dá p/ uma conhecida que faz sabão.

    Uso frente e verso sempre q posso ou papel vira rascunho.

    e tb nada de jogar coisas pelas janelas ou deixar quem esta do meu lado fazer. É comprar briga na certa!
    Já peguei garrafa d'agua q jogaram no chão no pelorinho e aqui em SP tb. (mas não todas, senão ñ faria outra coisa da vida,. rs*)

    hun... acho q é isso.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. aaahh.. eu tb somos paranoicos por luzes aqui em casa. Nenhum ambiente fica de luz acesa se ninguem está lá e se está sol vindo pela janela desligamos todas q podemos.

    rs*

    ResponderExcluir
  3. As pessoas me olham de maneira estranha no mercado quando me vêem com ecobags :/

    Infelizmente a minoria tem essa consciência sobre reciclagem e aliado a falta de interesse do Estado pelo assunto, quem recicla é o "estranho". Convenhamos que isso é o mínimo que podemos fazer!
    Em SP, na Zona Sul o shopping Plaza Sul recolhe óleo. E no viaduto da Av. Santa Cruz há um posto de coleta de material reciclado.

    ResponderExcluir
  4. Oi minha chará, amei seu post sobre a responsabilidade social, sou totalmente a favor, Parabéns pela iniciativa de fazer um post sobre isso!
    Estou realizando um sorteio de um kit da Água de cheiro no meu blog, quer participar?
    http://www.barbies2hellokitty.com/2011/02/sorteio-desabafo.html
    bj,
    Bárbara.

    ResponderExcluir