Cachorros & Bebês

As pessoas nascem com um propósito na vida, algumas descobrem logo de cara e outras passam a vida entre tentativas de acerto. Embora em alguns campos da minha vida eu ainda esteja em "busca", sempre soube que eu nasci para constituír família. Conheci então meu marido - há quase oito anos atrás - que entre tantas outras "combinações", também queria a mesma coisa para a vida dele. Então não foi surpresa quando decidimos adotar um cão com menos de três meses de casamento, isso era apenas reflexo do tipo de casal que nós somos. Claro que algumas pessoas tiveram suas preocupações, mas tudo deu certo e hoje todos são apaixonados pela a nossa Cookie, tanto quanto nós. Meu marido costuma dizer que a nossa primeira decisão como família, decisão feita só por nós dois, foi adotar a nossa fofinha, acho fofo ele pensar assim porque torna a vinda dela mais especial ainda. Mas agora com um bebê a caminho, como fica a combinação:

apartamento + cadela grande + bebê = ?

Conheço vários finais para essa interrogativa, pessoas que tiveram que se desfazer de seus filhos peludos, pessoas que tentaram e tiveram sucesso e pessoas que nem tentaram, apenas fizeram a escolha de arrumar outro lar para seus animais. E desde o começo de Abril, quando eu descobri estar grávida, que eu venho pensado bastante a respeito disso, lendo, colhendo mais informações e eu cheguei a conclusão que se for feito de forma planejada e responsável, tem como dar certo!
No final de semana fui visitar a "Vovó Rosali", também conhecida por minha sogra ou vice-versa e ela me deu o Livro do Bebê do Leo com algumas fotos. Nelas um Leozinho com menos de um ano, gritando de felicidade/cócegas porque o pointer da avó dele, o Keke, estava lambendo seu pézinho. Quer coisa mais fofa do que essa?



Por causa dessas fotos e meus pensamentos - eu não páro de pensar nem quando eu durmo, kkkkk - fui pesquisar sobre como tornar a vinda de um bebê a uma casa que já tem um animal de estimação mais natural e certa possível. Eis o resumo de um artigo bem interessante:

- Não mudar a rotina do seu cachorro DEPOIS que o bebê vier. Se não o animal, que não gosta de sair da sua rotina, vai achar que a culpa é do bebê. Tudo o que você quiser mudar, tem que mudar ANTES do bebê vier.

- Deixar coisas do bebê pela casa ANTES do nascimento, como carrinho, berço e etc., ajuda ao animal ir se acostumando com a ideia.

- Andar com uma boneca no colo e abaixar, deixando assim que o animal cheire a boneca, para que ele se acostume também, e serve para você treinar o cachorro, para que ele não pule quando você estiver com um bebê de verdade em seu colo.

- DEPOIS do nascimento do bebê, mas antes do bebê chegar em casa, alguém pode trazer uma fralda ou cobertor com o cheiro do bebê, dar para o animal cheirar e fazer carinho nele ao mesmo tempo, para que ele associe o cheiro a coisa boa.

- Quando você chegar da maternidade é melhor que você entre primeiro e dê atenção ao animal, ele ficou tempo longe de você e quer sua atenção, o ideal é que uma terceira pessoa entre com o bebê no colo quando ele estiver mais calmo. Aí deixá-lo cheirar o pé do bebê, para que ele se lembre do cheiro do cobertor/fralda.

Fonte - Web Animal - (com adaptações minha)

Nossa Cookie "disfarçada" de travesseiro.
Se protegendo do frio e da claridade.


Beijos,

2 comentários:

  1. Adoro o jeito q vc escreve! Obrigado por me fazer lembrar dessa infancia uma pena q eu não lembro quase nada dessa época mas foi muito bom rever o Keke só faltou o Keni(Filho do Keke). Te Amo.
    Leo.

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhh que lindo :)
    Bom, eu sou meio radical: não admito pessoas que abandonam seus animais em hipótese alguma. Como você muito bem dissertou a respeito, é possível sim conviver com a chegada do bebê e um animal de estimação, basta um pouco de vontade :D
    Logo logo a Malu tá montada na Cookie *rsss ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir