♥ Happiness is Homemade ♥

Usando a "tecla sap": felicidade é feita em casa/lar. Aqui eu uso a frase para duas aplicações a primeira: o lar no sentido do lugar onde moramos, com as pessoas com quem moramos. E a segunda: o lar no sentido de corpo/alma/essência/enfim: nós com nós mesmos.

Por que temos essa mania de dizer: "não repara não (...)" nesses três pontinhos adicione: foi de última hora, mas é tão simples, fui eu quem fiz e etc. Se pergunte: o que é mais fácil? Comprar alguma coisa ou fazer? Tirar seu tempo para escrever umas palavras, pegar o telefone e mandar uma mensagem/telefonar, reparar na outra pessoa e nos seus sentimentos, fazer um bolo, uma massagem, companhia e etc? O mais fácil é comprar qualquer coisa. Qualquer um tendo dinheiro pode comprar qualquer coisa, não precisa nem sair de casa, embrulhar ou escrever cartão, a loja para sua conveniência faz tudo isso. TERCEIRIZAR é muito mais fácil. Agora se pergunte: o que é mais significativo? Nem foi difícil essa resposta, né? Vou te contar um segredo, que uma aluna de sete anos me disse: "quando fazemos o bem a alguém, fazemos bem para nós mesmos também."

Eu li ontem no facebook, uma imagem que dizia que a pessoa que você estava esperando, àquela pessoa que ia mudar sua vida, que bastava que você olhasse no espelho... e isso finaliza com louvor os meus dois levantamentos, repetindo: a felicidade vem de dentro para fora. Não adianta você estar cercado por pessoas e por coisas, se lá dentro você não estiver em sintonia com você. Não funciona! Você vai forçar seu corpo a aceitar àquela alegria externa e quando seu cérebro fizer a procura pelo arquivo "felicidade.exe", a mensagem: "arquivo não encontrado" virá no lugar. E talvez de tanto tentar a mesma coisa em vão, vai até dar tela azul. Só acho. Deu para entender no meio da brincadeira o meu ponto de vista?

Isso é algo que me toma certo trabalho. Eu mesma vivo me esquecendo disso que eu já sei. Vivo querendo pular etapas. Mas é como eu pergunto para os meus alunos, na tentativa de explicar a importância dos procedimentos: "dá para colocar a cobertura no bolo antes de fazer o bolo?". É difícil se manter racional quando a ansiedade te consome ou quando a tristeza cala fundo ou quando você sente que não tem com quem conversar. Eu passo por isso direto! Não me entenda mal, eu tenho pessoas maravilhosas ao meu redor, eu as amo e a recíproca é verdadeira, mas ultimamente eu tenho encontrado duas coisas: 1) pessoas que não me escutam de fato, usam a minha fala para falar os problemas delas, ou 2) pessoas que ao invés de me ouvirem, entenderem que eu preciso falar, ficam me dando fórmulas prontas de resolução: "você devia fazer...". Não me entenda mal novamente, muitas dessas trocas e desses conselhos são muito vitais. Mas às vezes tudo o que se precisa, é saber que você tem alguém para dividir. Sem cobranças, sem conselhos, sem outros assuntos.


Estamos passando por uma situação bem preocupante esse ano, quem não está com essa crise? Bem, e o fim do ano vem e com ele as datas comemorativas que todo mundo tem e no meu caso: aniversários de pessoas importantes. Hoje é aniversário de uma delas: do meu marido! E eu resolvi tem algum tempo - papo para outra postagem - que a qualidade estava sendo esquecida pela busca desenfreada pela quantidade. E eu decidi que essa crise seria o momento perfeito para colocar em prática o que pensamos e tentamos passar para nossas filhas, que são os nossos valores. E hoje, já estava tudo esquematizadinho, mas aí algo ruim que se tornou bom aconteceu: eu fiquei quase sem voz e o médico me deixou de repouso. Então eu consegui, enquanto as meninas estavam na escola, colocar tudo e um pouco mais em prática e sem pressa! Para a comemoração do aniversário dele. Faltaram pessoas importantes, que estão viajando, ou estavam em outro compromisso ou moram longe, mas o que conseguimos fazer com o que tínhamos, me deixou muito feliz. E ao terminar a noite, vejo um olhar carinhoso para mim e suas palavras que saíram lá do coração foram: obrigado.
Obrigada você, por reparar que arrumar a casa, preparar o bolo, colocar a toalha de mesa rendada que era da sua avó, os talheres que eram da sua mãe e do seu pai, a porta com recados e tudo mais, foi tudo parte do meu grande plano de lhe fazer feliz! E com a foto dele e das meninas, eu encerro esse post-conversa-cabeça para dizer: PAREM DE PRIORIZAR COISAS INSIGNIFICANTES. VOCÊ TEM NA MÃO TODAS AS FERRAMENTAS PARA CONSTRUIR A SUA FELICIDADE. E quando eu me esquecer disso, posso contar com vocês para me lembrar? ;)

Beijos,
Bárbara

Um comentário:

  1. Bah... O melhor post ever.
    Eu sempre comento com o Ti o quanto vc é inspiração para mim, e ver esse post e esse final sobre construir a própria felicidade me faz ter certeza de que te ter na minha timeline faz toda a diferença. Obrigada! E parabéns por tudo que vc tem conquistado, vc com certeza merece!

    ResponderExcluir